#SomosTodosTruta

Trutas Norberto

A história de um homem simples, que através da fé, persistência e sabedoria, conquistou respeito internacional produzindo Trutas na cidade de Piracaia.


"O sucesso está na continuidade do negócio."


Biografia

Norberto dos Santos Lopes, é natural do Porto, capital do norte de Portugal. Nasceu em Bragança, na fazenda da família onde havia a criação de truta.
Norberto aprendeu com sua família como cuidar e entender as necessidades da truta para criá-las de forma saudável e plena, e desde jovem é apaixonado pelo peixe.
Imigrou para São Paulo – Brasil para não ser convocado para a guerra colonial da África. Norberto é advogado de profissão e empresário.
É fanático apreciador da nobre “Truta”, mas quando chegou ao Brasil teve dificuldades para encontrar a iguaria e resolveu então cria-las para consumo próprio. Na época, era voz corrente entre os técnicos que a Truta só sobrevive em águas frias e bem oxigenadas, portanto o Brasil não tinha o clima adequado para produzi-la.
Norberto persistiu na ideia e finalmente encontrou um local que lhe pareceu adequado: nas cabeceiras do rio Atibainha a 1.700 metros de altitude na adorável cidade de Piracaia, onde seus rios cristalinos e despoluídos, seu clima agradável, suas montanhas pitorescas e seu povo hospitaleiro e simpático a transformam em uma pérola inigualável não só do estado de São Paulo mas também do Brasil.
A princípio a intenção de Norberto era criar a truta apenas para consumo próprio, mas em razão do sucesso na criação e na insistência de restaurantes e hotéis em adquiri-la, resolveu criá-la em escala comercial e passou a abastecer os restaurantes mais nobres e sofisticados de São Paulo e do Brasil.

Criação de Trutas

Conforme cientificamente comprovado, a Truta e os peixes de água gelada, contém lípedes de alto teor de Ômega 3, substâncias naturais que eliminam e combatem o colesterol e as outras doenças.
Lípides são gorduras insaturadas ou combinações de ácidos graxospoliinsaturados, principalmente ácidos eicosapentaenóicos (EPA) edocosahexaenóico (DHA), encontrados na gordura da Truta por ser um peixe de águas frias. Tais substâncias, têm sido constatadas na Medicina desde 1975, quando os trabalhos de dois médicos dinamarqueses, H.O. Bang e E.J. Dyerberg foram publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, onde pesquisaram e analisaram os esquimós e constataram a existência dos ácidos graxos e Ômega 3 em seus organismos, justamente por se alimentarem de peixes de água fria, como a Truta. E por conta disso, descobriram que seus sangues são livres de colesterol e não sofrem de doenças cardiovasculares.
As mesmas experiências foram realizadas em vários países e publicadas em muitos jornais médicos-científicos, tais como: New England Journal of Medicine, Atherosclerosines, no famoso Lancete e muitos outros, confirmando as pesquisas dos médicos dinamarqueses, concluindo assim que, quem se alimenta regularmente de peixes de águas frias como a Truta, ingere esses lípides (Ômega 3), reduz agregação das plaquetas e coágulos, previne as doenças cardiovasculares, a arterioesclerose, a angina do peito, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio. Combate ainda outros sintomas crônicos e cíclicos como: doenças reumáticas, artrite comum e reumatóide, doenças da pele como eczema e psoríase.

Dificilmente haverá peixe mais caprichoso que a Truta, no sentido das peculiaridades que a tornam uma iguaria realmente rara, especial. É um salmonídeo e, como tal, precisa de águas geladas para viver. No caso, a que corre nos rios ou riachos e montanhas, com quedas e corredeiras. Mas a Truta não aceita qualquer água. Exige que ela seja puríssima! Isto lhe confere a condição de peixe absolutamente limpo, livre de qualquer contaminação ambiental. Se a água não for gelada, cristalina, e corrente, ela não vive ali.

Norberto dos Santos Lopes produz essa raridade nas águas frias e cristalinas das cabeceiras do rio Atibainha (vide acima), Serra da Mantiqueira – Piracaia/SP, à 1700 metros de altitude, conforme as fotos e vídeo. De lá, são comercializadas e distribuídas em estado natural (frescas), para os restaurantes mais nobres do Brasil, para satisfazer os exigentes apreciadores de tão notória e nobre iguaria. O abate está legalizado pelo SISPE nº:0892.

Sr. Norberto sempre muito atencioso com os organizadores do Festival Gastronômico da Truta de Piracaia. Na foto, Vanessa Reanho - responsável pelo Departamento de Turismo de Piracaia - e Eugenio C. Sabbatini - diretor de criação - com o Sr. Norberto no dia em que estiveram presentes em seu escritório no centro de São Paulo para discutir assuntos referentes ao festival.

Comércio de Trutas

Atendimento ao Consumidor


Piracaia, eleita a cidade mais hospitaleira do Brasil.


Menu do Festival

Clique no botão e confira os estabelecimentos participantes 

Realização / Apoio

Patrocinadores

Trutas Norberto
Boa Vista Condomínios e Imóveis

Siga-nos!

Você é nosso(a) convidado(a)

1 - Clique no botão SALVAR O CONVITE

2 - Compartilhe pelo WhatsApp

com seus familiares e amigos. 

Clique e baixe o convite!

Faltam

Inscreva-se para receber novidades!

#SomosTodosTruta

Participe das nossas redes sociais. Compartilhe seus vídeos e fotos com a hashtag #SomosTodosTruta e concorra a Vouchers e hospedagens nas pousadas participantes do festival.

© Todos os direitos reservados Capital da Truta 2021 - Design by Eugenio C. Sabbatini > @eugensabba

Mobirise easy web software